Mauríco Copertino
Treinador Licença PRO – CBF/FIFA – 2015
Maurício Copertino - Treinador técnico

Maurício Copertino acerta retorno ao Bahia

Seu último trabalho foi como treinador no Yiteng FC, da China

10, SETEMBRO 2017 às 14:33:22

Maurício Copertino está de volta ao Bahia (foto: site oficial ECB)

Fabio Giannelli | Soccer Digital

Após duas temporadas no futebol chinês, a última delas como treinador do Yiteng FC, da segunda divisão local, Maurício Copertino está de volta ao Esporte Clube Bahia. Será a sua segunda passagem pelo time baiano, desta vez para trabalhar ao lado de Preto Casagrande, efetivado na última semana como novo técnico da equipe. 
 
“Foi um convite do clube para assumir essa lacuna de auxiliar-técnico e ajudar o Preto Casagrande nessa reta final de Campeonato Brasileiro. Nossa expectativa é classificar a equipe para Copa Sul-americana”, afirmou o ex-zagueiro do Santos nos anos 90. 
 
Auxiliar de Vanderlei Luxemburgo em 2016 no Tianjin Quanjian, da China, Copertino foi escolhido a dedo pela diretoria tricolor.  Após analisar diversos nomes para o cargo, pesou a experiência e qualidade dos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos em equipes da elite como Atlético Mineiro e Internacional, além de Figueirense e Seleção Brasileira de base. Ele também fez parte da primeira turma de treinadores a garantir a “Licença PRO-CBF/FIFA”, emitida pela CBF. 
 
Apresentado oficialmente nesta quarta-feira (6), Maurício Copertino já trabalha com o grupo. O próximo compromisso será na segunda-feira (11 de setembro), contra o Atlético Goianiense, em Goiânia. 
 
 
SOBRE MAURICIO COPERTINO 
 
Ex-zagueiro e formado nas categorias de base do Santos FC (também foi atleta do clube nos anos de 1990), Maurício Copertino passou por grandes clubes profissionais do Brasil e exterior. Atuou na China (HENAN JIANYE), Grécia (PANAHAIKI) e Arábia Saudita (Al AHLI) antes de encerrar a carreira em 2005. 
 
No Brasil, jogou por Coritiba, Caxias/RS e Portuguesa Santista, entre outros grandes clubes do futebol nacional.
 
COMO TREINADOR
Atualmente, Maurício Copertino é treinador profissional “Licença PRO-CBF/FIFA”, primeira turma de treinadores deste nível no Brasil. Doriva, Ricardinho, Marcelo Veiga, Hélio dos Anjos, Dunga, Geraldo Delamore (ex-auxiliar de Tite) se formaram na mesma turma de Maurício Copertino.  
 
Em 2005, Maurício passou a se dedicar aos estudos para se tornar técnico de futebol. Fez estágios com profissionais como Nenê Belarmino, Sérgio Soares e Vagner Mancini.
 
Em 2006, no Serrano, Maurício Copertino iniciou a trajetória como treinador profissional, na 2ª divisão do campeonato carioca. Em 2007, foi convidado para auxiliar de Nenê Belarmino no Sertãozinho, onde permaneceu trabalhando com este grande profissional por quase quatro meses. Em seguida, foi para ser o segundo auxiliar no Internacional. Lá foi campeão da RECOPA. 
 
Ainda como auxiliar, passou por Figueirense, Atlético-MG, Bahia, Náutico, Avaí, Al Ain (EAU). De 2013 a 2015, trabalhou na CBF  com a Seleção Olímpica e Sub20. Neste período, acompanhou e conheceu grandes trabalhos de base em muitos clubes do Brasil e do Exterior.
 
Em 2016, foi convidado por Vanderlei Luxemburgo para ser o auxiliar- técnico do Tianjin Quanjian, equipe da segunda divisão chinesa.  Em 2017, assumiu o comando do Yiteng FC, da segunda divisão chinesa. Em setembro do mesmo ano, assumiu o cargo de auxiliar-técnico do Bahia para trabalhar com Preto Casagrande. 



« VOLTAR




MAIS NOTÍCIAS


Experiência

Atlético Mineiro
Al Ain (EAU)
Avai F.C
Botafogo F.C
Comercial F.C
Al-Ahli (Arábia Saudita)
Coritiba F.C
E.C Bahia
Henan Jianye (China)
Internacional de Limeira
Portuguesa Santista
Santo F.C
Nautico
Oeste de Itápolis
Panahaiki (Grécia)
Figueirense F.C
S.C Internacional
Seleção Brasileira
Serrano F.C
Sertãozinho
Tupã F.C
União São João de Araras
Tianjin FC
Yiteng FC