Mauríco Copertino
Treinador Licença PRO – CBF/FIFA – 2015
Maurício Copertino - Treinador técnico

Treinador

HISTÓRICO COMO TREINADOR:

Em 2005 fui me dedicar aos estudos para me tornar um bom técnico de futebol, fiz alguns estágios com profissionais renomados como Nenê Belarmino, Sérgio Soares, Vagner Mancini e Alexandre Gallo.
 
Em 2006 iniciei minha carreira no Serrano do RJ, na 2ª divisão do campeonato carioca, trabalhei 2 meses clube sem dinheiro, sem campo, sem jogador e depois de 3 jogos sem treinador...fui demitido!

Em 2007, foi convidado para ser auxiliar-técnico do Nenê Belarmino no Sertãozinho, onde ainda trabalhei com este grande profissional no Botafogo de Ribeirão Preto ficamos juntos quase 4 meses e recebi um convite para trabalhar com outro grande profissional, Alexandre Gallo, para ser auxiliar-técnico no Internacional de Porto Alegre, aceitei o desafio, fomos campeões da RECOPA, contra a equipe do Pachuca MEX.
 
Trabalhando como auxiliar-técnico, o Gallo me levou em todos os clubes na qual ele foi trabalhar...Figueirense, Atlético-MG, Bahia, Náutico, Avaí, Al Ain (EAU), Seleção Brasileira Olímpica, Sub20, Sub17 e Sub15...Neste período,  acompanhei e conheci grandes trabalhos de base no mundo (Manchester City, Maschester Unidet, Inter de Milão, Milan ITA, Benfica, Ajax, Bayer Munique, Barcelona, Real Madrid) e em 28 clubes do Brasil...experiência fantástica como aprendizado na minha carreira.
 
Na Seleção Brasileira, trabalhei no projeto Olímpico dando inicio em janeiro de 2013, monitoramos e montamos a base das equipes, que conseguiu o 1* titulo Olímpico da nossa história e tambem ajudamos a conseguir à classificação para o último Mundial que a Seleção Brasileira Sub-20 participou na Nova Zelândia em 2015 na qual se tornou vice-campeã Mundial. Trabalhamos quase 26 meses na Seleção Brasileia neste período, foram sete títulos conquistados em oito competições disputadas...sai da CBF em Maio de 2015.

Em 2016 foi covidado à trabalhar com o treinador Vanderlei Luxemburgo no Tianjin Quanjian da China, na qual tive o imenso prazer de ficar 7 meses, uma experiencia fantastica de poder aprender e conviver com este técnico referencia do futebol brasileiro e um dos melhores técnicos de futebol da história deste esporte no Brasil.

Em 2017 fui contratado para o meu primeiro trabalho solo como técnico na equipe do Zhejiang Yiteng FC da China, na qual fiquei por 11 jogos e deixei a equipe na 4* colocação, fui demitido mesmo minha equipe tendo o menor orçamento da "One League Chinesa" e estando em 3* posição na tabela de classificação, retornei para o Brasil e logo fui convidado pelo então técnico Preto Casagrande para ser seu auxiliar no EC Bahia na qual fiquei de setembro à dezembro neste grande clube brasileiro.
 
Em 2018 fui recontratado novamente para comandar a mesma equipe Chinesa do Zhejiang Yiteng FC onde disputamos a One League 2018 e Cup China, sou formado na Licença-PRO - CBF Academy / FIFA, me formei em 2016, foi à primeira turma de treinadores deste nível no Brasil . "Uma conquista importante, na minha formação como treinador de futebol aliado como minha carreira de 15 anos como atleta profissional, me deixa muito seguro para executar minhas idéias de jogo e condução de um grupo de pessoas, espero ter muitas conquistas e fazer minha história dentro desta função".
Finalizei a temporada na China!

Retornei em 2019 para o Brasil...Fiquei dois meses com minha familia (janeiro e fevereiro) fiz uma viagem para conhecer o estado da California e melhorar meu inglês, retornando das ferias comecei a entrar em contato com os amigos do futebol para me posicionar no mercado, "Estou querendo minha 1* oportunidade como treinador aqui no Brasil"... alguns clubes ate que tiveram interesse mas o fato de eu ainda não ter trabalho como treinador no Brasil travava as negociaçoes! Em Abril resolvi ir para Grécia onde joguei 3 temporadas neste belo país 99/00/01 visitei meu ex-clube Panahaiki e a cidade onde fui muito feliz e deixei muitos amigos Patras, visitei alguns clubes da capital Olimpiakos e Panatinaikos além de ver a final do campeonato grego em Tessalonika onde o Paok se tornou campeão, um baita networking!

Depois fui visitar o Catar também muitos amigos do futebol moram naquele país além de eu querer ver como estavam os preparativos para próxima Copa do Mundo de 2022, fiz grandes contatos e me apresentei para muitos empresários que em um futuro poderemos ter uma oportunidade, gostei muito do país! 

Quando eu estava retornando para o Brasil, recebi um novo convite do Prof. Vanderlei Luxemburgo para ir trabalhar junto no Vasco da Gama que estava em último lugar no campeonato brasileiro com apenas 1 ponto em 5 jogos, desafio grande... - Mas um convite deste "homem" é uma convocação e aceitei o desafio...além de salvar a equipe do rebaixamento classificamos a equipe para um torneio internacional, a SulAmericana, além de deixarmos uma equipe montada e revelarmos alguns jogadores com muito talento como Talles Magno, Bruno Gomes, Gabriel Pec e outros, um trabalho fantástico!

Em 2020 fui trabalhar com o mestre na SE Palmeiras outro gigante do futebol brasileiro, acho que foi um dos melhores trabalhos que uniram resultado, revelar jogadores (Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Esteves, Wesley, Gabriel Silva, Alanzinho, Renan, Henri) e títulos para um clube...ganhamos a taça Florida Cup, Campeonato Paulista e deixamos a equipe em 1* lugar no geral na taça Libertadores, que proporcionou o Palmeiras decidir todos os mata-mata em casa e culminando com o titulo dos respectivo campeonato

Após passagens por Palmeiras e Vasco com o professor Vanderlei Luxemburgo, me despeço desta parceria para retomar a minha carreira de treinador. 

Grande abraço;

Maurício Copertino



« VOLTAR


Mais sobre Carreira

Atleta

Treinador

Experiência

Atlético Mineiro
Al Ain (EAU)
Avai F.C
Botafogo F.C
Comercial F.C
Al-Ahli (Arábia Saudita)
Coritiba F.C
E.C Bahia
Henan Jianye (China)
Internacional de Limeira
Portuguesa Santista
Santo F.C
Nautico
Oeste de Itápolis
Panahaiki (Grécia)
Figueirense F.C
S.C Internacional
Seleção Brasileira
Serrano F.C
Sertãozinho
Tupã F.C
União São João de Araras
Tianjin FC
Yiteng FC
Vasco da Gama
Palmeiras