Mauríco Copertino
Treinador Licença PRO – CBF/FIFA – 2015
Maurício Copertino - Treinador técnico

Com passagem marcante pela Grécia, Maurício Copertino retorna ao país e visita clubes

Maurício Copertino visitou alguns conhecidos do futebol e conversou com dirigentes e agentes ligados a alguns dos maiores clubes do país e acompanhou in loco a partida entre PAOK e Levadiakos, que confirmou a conquista do título grego para os mandantes.

25, ABRIL 2019 às 15:30:00

Maurício Copertino com Nikos Dabizas, diretor técnico do Panathinaikos

Com passagem marcante pelo futebol grego quando atleta, Maurício Copertino está de volta ao país em novo momento da carreira. A convite de velhos conhecidos de alguns dos maiores clubes do país, o treinador foi à Grécia para compartilhar suas ideias de futebol e visitar alguns clubes. Algumas das principais figuras que receberam o brasileiro foram Nikos Dabizas, diretor técnico do Panathinaikos, Pedro Martins, treinador português do Olympiakos e o romeno Mircea Lucescu.

 

“Vim rever muitos amigos que fiz por aqui, além de encontrar alguns profissionais que queriam me conhecer pessoalmente, saber o que penso de futebol. Vim estreitar esse relacionamento com eles e está sendo ótimo, fui muito bem recebido nos lugares onde visitei e estou tendo um feedback muito positivo”,  disse o treinador, que visitou clubes como Olympiacos, Panathinaikos e Panachaiki, onde atuou por duas temporadas. “O Presidente do Panachaiki [Konstantinos Apostolopoulos] é um grande fã do futebol brasileiro, até presenteei ele com uma camiseta do Brasil”, finalizou.

 

Após as visitas aos clubes, Maurício Copertino foi a Thessaloniki acompanhar in loco a partida que sagrou o PAOK campeão grego, diante do Levadiakos, pela 29ª rodada da competição. “É sempre bom estar acompanhando outros tipos de jogo, com treinadores com outras culturas de futebol. Sempre tem algo a acrescentar”, comentou o treinador, que já está de volta ao Brasil.

 

O técnico também foi convidado pelo treinador Kostas Konstantinidis, do Thyella Patron, da cidade de Patras, para ministrar uma clínica de futebol para os treinadores do clube e compartilhar um pouco do seu conhecimento de futebol.

 

- É um prazer poder dividir um pouco do que sei sobre futebol com tanta gente qualificada como tem aqui, é importante um treinador brasileiro estar aqui falando sobre a nossa cultura para um país que está dentro do bloco europeu. Quando recebi o convite não pensei duas vezes. Foi muito legal para mim e tenho certeza que agregou muito para os treinadores daqui, esse intercâmbio é extremamente positivo -, disse Maurício Copertino, que emendou.

 

- Na clínica, respeitando o que conhecemos do futebol grego, uni as características deles com o que temos de melhor aqui no futebol nacional: valorização da posse de bola e técnica do atleta aliados à consciência tática. Fiz questão de frisar isso para eles, apesar de falarem o contrário, o jogador brasileiro é extremamente obediente táticamente - analisou.

 

Como atleta, Maurício Copertino foi revelado pelo Santos e passou por Grécia e China. Fora dos gramados, comandou o Zheijiang Yiteng, da China, em duas oportunidades, e teve passagens como assistente técnico por Internacional - quando conquistou a Recopa Sul-Americana -, Atlético-MG, Náutico, Bahia - onde participou da campanha que levou o clube para a Copa Sul-Americana após 40 anos - e Seleção Brasileira Sub-20 e Olímpica quando participou da montagem do grupo campeão no Rio de Janeiro em 2016. 



« VOLTAR




MAIS NOTÍCIAS


Experiência

Atlético Mineiro
Al Ain (EAU)
Avai F.C
Botafogo F.C
Comercial F.C
Al-Ahli (Arábia Saudita)
Coritiba F.C
E.C Bahia
Henan Jianye (China)
Internacional de Limeira
Portuguesa Santista
Santo F.C
Nautico
Oeste de Itápolis
Panahaiki (Grécia)
Figueirense F.C
S.C Internacional
Seleção Brasileira
Serrano F.C
Sertãozinho
Tupã F.C
União São João de Araras
Tianjin FC
Yiteng FC
Vasco da Gama
Palmeiras