Mauríco Copertino
Treinador Licença PRO – CBF/FIFA – 2015
Maurício Copertino - Treinador técnico

Maurício Copertino e Vanderlei Luxemburgo colhem frutos da valorização das categorias de base

25, AGOSTO 2020 às 12:00:00

 Desde que retornou ao Brasil, no início de 2019, Maurício Copertino trabalhando com Vanderlei Luxemburgo se destacam por dar um espaço especial para os atletas revelados nas categorias de base dos clubes por onde passaram e vem colhendo bons resultados com boa participação de atletas da base. A chegada da dupla ao Palmeiras concretizou o planejamento do clube de maior utilização das categorias de base e com a avaliação da comissão, alguns atletas foram integrados ao time principal no início de 2020 e conquistaram espaço no dia a dia de treinos, como Patrick de Paula, Gabriel Menino, Henri, Wesley, Lucas Esteves, Gabriel Silva, Alanzinho, Danilo e Mateus (GK).

 
“Procuramos sempre observar os atletas das categorias de base, afinal eles são o nosso futuro e o Brasil e uma fonte inesgotavel de bons atletas. Para que isso aconteça e preciso respeitar todo um processo de formação tática, técnica, física e de comportamento deste jovem que esta sendo inserido dentro do processo profissional que é completamente diferente da base. A resposta tem sido muito positiva, desde o ano passado, no Vasco da Gama, e ficamos muito felizes em ver bons jogadores surgindo no futebol brasileiro, além de deixar um legado financeiro na qual ajuda muito os clubes”, disse Maurício Copertino.
 
Levantamento da Pluri Consultoria no início de 2020 indicou que no período de 2015 a 2019 o Palmeiras foi apenas o 20º clube a utilizar mais a base no Brasil. Na atual temporada o elenco principal conta com 10 atletas oriundos da base palestrina, além de outros jogadores Sub-17 e Sub-20 integrarem com frequência os treinos na Academia.
 
No Vasco, em 2019, já havia sido assim. Vanderlei Luxemburgo e Maurício Copertino, trouxeram para o time principal atletas como Talles Magno, Bruno Gomes, Gabriel Pec, Ulisses, Vinícius e Lucão, que hoje são alguns dos destaques do grupo na Série A, deixando uma herança muito positiva da passagem pelo clube carioca que hoje colhe frutos do trabalho realizado na última temporada.
 
Maurício Copertino tem um histórico de trabalho com jovens atletas desde a sua passagem pela Seleção Brasileira (base) nas equipes Sub-20 e Olímpica, inclusive participando dos processos de formação do grupo vice-campeão Mundial Sub20 em 2015 na Nova Zelandia e campeão dos Jogos Olímpicos Rio-2016.