HISTÓRICO COMO TREINADOR:
Em 2005 fui me dedicar aos estudos para me tornar técnico de futebol, fiz alguns estágios com profissionais renomados como Nenê Belarmino, Sérgio Soares, Vagner Mancini e Alexandre Gallo.
Em 2006 iniciei minha carreira no Serrano do RJ, na 2ª divisão do campeonato carioca, trabalhei 2 meses clube sem dinheiro, sem campo e depois de 3 jogos sem treinador…fui demitido!
Em 2007, foi convidado para trabalhar como auxiliar-técnico do Nenê Belarmino no Sertãozinho, onde ainda trabalhei com este grande profissional no Botafogo de Ribeirão Preto ficamos juntos quase 4 meses.
Em abril de 2007 o técnico Alexandre Gallo, me convidou para ser auxiliar-técnico no Internacional de Porto Alegre, atual campeão mundial, aceitei o desafio, trabalhamos durante quase 5 meses na qual conquistamos à RECOPA, contra a equipe do Pachuca MEX.
Ainda como auxiliar-técnico, trabalhei em alguns grandes clubes do futebol brasileiro…Figueirense, Atlético-MG, Bahia, Náutico, Avaí, Al Ain (EAU), Seleção Brasileira Olímpica, Sub20, Sub17 e Sub15…Neste período, acompanhei e conheci grandes trabalhos de base no mundo (Manchester City, Maschester Unidet, Inter de Milão, Milan ITA, Benfica, Ajax, Bayer Munique, Barcelona, Real Madrid) e em 28 clubes do Brasil…experiência fantástica como aprendizado na minha formação como técnico de futebol.
Na Seleção Brasileira, trabalhei no projeto Olímpico dando inicio em janeiro de 2013, monitoramos e montamos a base das equipes, que conseguiu o 1* titulo Olímpico da nossa história e tambem ajudamos a conseguir à classificação para o Mundial que a Seleção Brasileira Sub-20 participou na Nova Zelândia em 2015 na qual se tornou vice-campeã Mundial. Trabalhamos quase 3 anos na Seleção Brasileia neste período, foram oito títulos conquistados em oito competições disputadas…sai da CBF em Maio de 2015.
Em 2016 foi covidado à trabalhar com o treinador Vanderlei Luxemburgo no Tianjin Quanjian da China, na qual tive o imenso prazer de trabalhar com este ícone do futebol brasileiro, e um dos melhores técnicos de futebol da história deste esporte no Brasil.
Em 2017 fui contratado para o meu primeiro trabalho autoral como técnico na equipe do Zhejiang Yiteng FC da China, na qual fiquei por 11 jogos e deixei a equipe na 4* colocação, fui demitido mesmo minha equipe tendo o menor orçamento da “One League Chinesa” e estando em 3* posição na tabela de classificação, retornei para o Brasil e logo fui convidado pelo então técnico Preto Casagrande para ser seu auxiliar no EC Bahia na qual fiquei de setembro à dezembro neste grande clube brasileiro.
Em 2018 fui recontratado novamente para comandar a mesma equipe Chinesa do Zhejiang Yiteng FC onde disputamos a One League 2018 e Cup China, sou formado na Licença-PRO – CBF Academy e Licença PRO Conmebol. “Uma conquista pessoal muito importante na minha formação como treinador de futebol aliado como minha carreira de 15 anos como atleta profissional, me deixa muito seguro para executar minhas idéias de jogo e condução de um grupo de pessoas, espero ter muitas conquistas e fazer minha história dentro desta função”.
Retornei em 2019 para o Brasil…Fiquei dois meses com minha familia (janeiro e fevereiro) fiz uma viagem para conhecer o estado da California e melhorar meu inglês.
Em Abril resolvi ir para Grécia onde joguei 3 temporadas neste belo país 99/00/01 visitei meu ex-clube Panahaiki e deixei muitos amigos na cidade de Patras, visitei alguns clubes da capital Olimpiakos e Panatinaikos além de ver a final do campeonato grego em Tessalonika onde o Paok se tornou campeão, um baita networking!
Depois fui visitar o Catar queria ver como estavam os preparativos para Copa do Mundo de 2022, fiz grandes contatos com empresários e profissionais que trabalham com futebol profissional, gostei muito do país!
Quando eu estava retornando para o Brasil, recebi outro convite do Prof. Vanderlei Luxemburgo para ir trabalhar junto no Vasco da Gama que estava em último lugar no campeonato brasileiro com apenas 1 ponto em 5 jogos, desafio grande… – Mas um convite deste “homem” é uma convocação e aceitei o desafio…além de salvar a equipe do rebaixamento classificamos a equipe para um torneio internacional, a SulAmericana, além de deixarmos uma equipe montada e revelarmos alguns jogadores com muito talento como Talles Magno, Bruno Gomes, Gabriel Pec, Lucão e outros, jovens jogadores, um trabalho fantástico!
Em 2020 fui trabalhar com o mestre na SE Palmeiras outro gigante do futebol brasileiro, acho que foi um dos melhores trabalhos que uniram resultado e revelar jovens jogadores (Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Esteves, Wesley, Gabriel Silva, Alanzinho, Renan, Henri) e títulos para um clube…ganhamos a taça Florida Cup, Campeonato Paulista e deixamos a equipe em 1* lugar no geral na taça Libertadores, que proporcionou o Palmeiras decidir todos os mata-mata em casa e culminando com o titulo da libertadores.
Em 2021 fomos contratados pelo Cruzeiro que estava em uma situação crítica na série B, correndo o risco de cair para série C, mais uma vez conseguimos equilibrar a equipe na competição e ainda revelar jogadores para equipe profissional o mais importante foi o centroavante que hoje está no Barcelona Vitor Roque.
Em 2022 fui para os Emirados Árabes ser técnico da equipe do BaniYas – Sub23 um trabalho espetacular e que pretendo voltar para assumir alguma equipe profissional deste grande país, faltando 3 rodadas para o fim da competição o técnico Luxemburgo me ligou para acompanha-lo no Corinthians e voltar ao Brasil, resolvi aceitar pois o clube realmente é gigantesco e dava todas condições para realizarmos um grande trabalho como foi feito, chegamos a duas semi finais (copa do Brasil e Sul-americana) além de revelar mais jogadores jovens para equipe profissional ( Wesley, Gabriel Moscardo, Biro-Biro), que geraram no futuro quantias financeiras importantes para o clube do Corinthians.
Em 2024 retomei minha carreira como técnico de futebol na equipe do Ferroviário CE, na qual permaneci durante quase 4 meses.
Hoje estou aguardando um novo projeto para continuar minha carreira.
Muito obrigado a chegar até aqui e conhecer um pouco da nossa história.
Grande abraço;
Maurício Copertino