WWW.MAURICIOCOPERTINO.COM.BR

NOTÍCIAS

Com passagem marcante pela Grécia, Maurício Copertino retorna ao país e visita clubes

Com passagem marcante pelo futebol grego quando atleta, Maurício Copertino está de volta ao país em novo momento da carreira. A convite de velhos conhecidos de alguns dos maiores clubes do país, o treinador foi à Grécia para compartilhar suas ideias de futebol e visitar alguns clubes. Algumas das principais figuras que receberam o brasileiro foram Nikos Dabizas, diretor técnico do Panathinaikos, Pedro Martins, treinador português do Olympiakos e o romeno Mircea Lucescu.

“Vim rever muitos amigos que fiz por aqui, além de encontrar alguns profissionais que queriam me conhecer pessoalmente, saber o que penso de futebol. Vim estreitar esse relacionamento com eles e está sendo ótimo, fui muito bem recebido nos lugares onde visitei e estou tendo um feedback muito positivo”,  disse o treinador, que visitou clubes como Olympiacos, Panathinaikos e Panachaiki, onde atuou por duas temporadas. “O Presidente do Panachaiki [Konstantinos Apostolopoulos] é um grande fã do futebol brasileiro, até presenteei ele com uma camiseta do Brasil”, finalizou.

Após as visitas aos clubes, Maurício Copertino foi a Thessaloniki acompanhar in loco a partida que sagrou o PAOK campeão grego, diante do Levadiakos, pela 29ª rodada da competição. “É sempre bom estar acompanhando outros tipos de jogo, com treinadores com outras culturas de futebol. Sempre tem algo a acrescentar”, comentou o treinador, que já está de volta ao Brasil.

O técnico também foi convidado pelo treinador Kostas Konstantinidis, do Thyella Patron, da cidade de Patras, para ministrar uma clínica de futebol para os treinadores do clube e compartilhar um pouco do seu conhecimento de futebol.

– É um prazer poder dividir um pouco do que sei sobre futebol com tanta gente qualificada como tem aqui, é importante um treinador brasileiro estar aqui falando sobre a nossa cultura para um país que está dentro do bloco europeu. Quando recebi o convite não pensei duas vezes. Foi muito legal para mim e tenho certeza que agregou muito para os treinadores daqui, esse intercâmbio é extremamente positivo -, disse Maurício Copertino, que emendou.

– Na clínica, respeitando o que conhecemos do futebol grego, uni as características deles com o que temos de melhor aqui no futebol nacional: valorização da posse de bola e técnica do atleta aliados à consciência tática. Fiz questão de frisar isso para eles, apesar de falarem o contrário, o jogador brasileiro é extremamente obediente táticamente – analisou.

Como atleta, Maurício Copertino foi revelado pelo Santos e passou por Grécia e China. Fora dos gramados, comandou o Zheijiang Yiteng, da China, em duas oportunidades, e teve passagens como assistente técnico por Internacional – quando conquistou a Recopa Sul-Americana -, Atlético-MG, Náutico, Bahia – onde participou da campanha que levou o clube para a Copa Sul-Americana após 40 anos – e Seleção Brasileira Sub-20 e Olímpica quando participou da montagem do grupo campeão no Rio de Janeiro em 2016. 

+Notícias

Últimas notícias sobre a minha carreira