Após quase um ano de trabalho, Maurício Copertino e Vanderlei Luxemburgo deixaram o Palmeiras na última quinta-feira (15). A dupla encerra a passagem pelo clube paulista com aproveitamento superior a 60% dos pontos disputados, somando 18 vitórias, 15 empates e somente 5 derrotas em 38 jogos, além de conquistar os títulos do Campeonato Paulista, sobre o maior rival, e da Flórida Cup, no início da temporada.
Na Libertadores, a dupla deixa o Palmeiras invicto após cinco jogos, com a vaga garantida nas oitavas de final da competição.
Além dos números positivos, Maurício Copertino e Vanderlei Luxemburgo deixam um legado para o clube com a promoção e inserção de diversos atletas das categorias de base. Uma das bandeiras no início do trabalho, o aproveitamento dos jovens aumentou com a presença da dupla: hoje cerca de 30% do elenco palmeirense foi criado na base do clube, como Patrick de Paula, Gabriel Menino, Henri, Wesley, Lucas Esteves, Gabriel Silva, Alanzinho, Danilo, Renan e Mateus, atletas promovidos pela comissão.
“Deixo aqui meu carinho a todos que de alguma forma fizeram parte dessa trajetória de quase um ano de muito trabalho, entrega profissional e aprendizado ao lado de grandes profissionais em especial deste mestre e multi campeão professor Vanderlei Luxemburgo, a quem agradeço pela confiança e oportunidade de representar nesta instituição tão grande, fomos muito bem recebidos por todos do clube desde o dia em que chegamos, mas o ciclo acabou, vida que segue firme e forte”, disse Maurício Copertino.